Uma experiência diferente - Um vídeo surdo

Eu estava pelo YouTube, quando me aparece como sugestão um vídeo chamado "como os surdos pensam", cliquei por curiosidade, e me surpreendi. 

Estamos sempre falando da minoria, sobre inclusão, sobre se aceitar, mas mesmo assim não falamos sobre tudo, e eu nunca tinha parado pra pensar sobre Libras, língua de sinais, nunca parei pra pensar o quão mais difícil é para um surdo aprender. Você e eu, pessoas que ouvem, enxergam e falam, não percebemos que na escola aprendemos pelos nossos sentidos, vendo o quadro, ouvindo os professores, usando a fala para sanar dúvidas, mas e as pessoas surdas? E as cegas? Falo dos surdos mais pelo fato do vídeo que assisti. 


Estou falando de dois irmãos, Andrei e Tainá Borges, ambos surdos de nascença, que tem um canal no YouTube chamado Visurdo, e lá eles tiram dúvidas das pessoas, falam como é o dia a dia deles, a vida e como viver sendo surdo, e também ensinam e direcionam os pais a lidarem com seus filhos que nasceram com essa condição, e no instagram do canal eles ensinam o básico para nós aprendermos também um pouco da linguagem deles, o que pra nós não parece ser tão interessante, mas para eles faz uma enorme diferença. Como por exemplo, caso você trabalhe com atendimento ao cliente, e venha atender uma pessoa que não escuta, você já estará à frente de muitas pessoas no seu ambiente de trabalho. Mas assim como qualquer criador de conteúdo que faz vídeo, eles também fazem vídeos falando sobre outros assuntos como depressão e ansiedade, e também incluem seus pais nos vídeos, inclusive tem dois vídeos da mãe deles contando em libras, como foi descobrir a surdez, tanto do Andrei e Tainá.

Você sabia que libras e português escrito tem diferença?! Sim é diferente! Por isso não é todo surdo que faz leitura labial. Não é diferente no sentido das palavras, as palavras ainda são iguais, mas é diferente na hora de se formular uma frase, pode não fazer sentido pra gente de início e causar estranhamento, até mesmo quando o assunto é escrita dos surdos, pelo fato da libra ser formulada diferente, e quando passada pra língua escrita ela pode causar estranhamento, muitos até acham que pode ser um erro, mas não gente, é libra de uma forma escrita. Por isso 30% dos surdos brasileiros não sabe ler português. Os restantes 70% sabem ler português mas não entendem muito bem. E sim, Libras é diferente em cada país, um sinal em libras que descreva algo no Brasil é diferente nos Estados Unidos por exemplo. O Andrei e Tainá também falam sobre um pouquinho de como é a comunicação em libra. 

Eu, particularmente, nunca tive vivência com surdos na minha vida, nem contato direto com libras, então eu posso dizer que assistir esse vídeo me fez pensar em diversas coisas como na infância, muitas crianças tem medo de fogos, barulhos estranhos, barulhos esses que eles não conhecem, temos medos a partir de nossos sentidos, como era o medo pra eles? Susto? Ou coisas, que pra nós são simples, mas pra eles não. Foi uma experiência muito diferente. Ver esse vídeo me proporcionou uma nova visão da vida, do quão somos privilegiados. Por mais que na escola você não fosse tão bem em algumas matérias, imagina pra eles, como é ensinar matemática para uma criança que não ouve? Sem dúvidas é muito mais complexo pra nós, pois nós nunca paramos pra pensar em como ensinar sem som. Você já pensou em se comunicar com uma pessoa q não ouve? Sendo que a comunicação, para nós seres humanos é algo imprescindível, marketing se baseia na comunicação, tudo na nossa vida é comunicação. 

Bem para finalizar vou deixar aqui o Instagram e Canal do Visurdo, e se você quer se informar e tem mais curiosidade sobre o assunto, aqui tem um link para um blog sobre Acessibilidade Virtual http://blog.acessibilidade.bento.ifrs.edu.br/?p=36

Comentários

Postagens mais visitadas