Moda e figurino - Filme Resident Evil (Parte 2)


Essa é a parte dois do trabalho, caso não tenha lido a primeira parte esse é o link Moda e figurino - Filme Resident Evil (Parte 1)

3. A ESTÉTICA DE ALICE 

Nos filmes de Resident Evil, Milla Jovovich da vida a personagem de Alice, uma mulher com personalidade forte que vivência o apocalipse e tenta evitar a catástrofe do fim do mundo. 



Contudo a personagem e seu figurino vão evoluindo de acordo com a ordem cronológica dos filmes. Em seu primeiro filme ela ainda vive em um mundo normal, por esse motivo as roupas que ela veste são mais comuns, não tão elaborados, mas planejados de uma forma em que ela parece uma sobrevivente forte e destemida com um vestido vermelho de chiffon duplo com uma fenda mostrando o short de lyrca junto a botas de cano longo de couro para dar um ar de combate. 

Já no segundo filme de Resident Evil, Alice aparece com um figurino pós-apocalíptico com uma regata de algodão com elastano, uma calça jeans rasgada e uma blusa de tela sintética por cima. 

No terceiro filme o figurino continua na linha do filme anterior, roupas com tecidos mais leves, dessa vez de algodão, pelo fato do filme se passar em um momento onde a terra está vivendo um deserto. 

No quarto e quinto filme de Resident Evil, Alice tem figurinos muito parecidos com roupas mais justas ao corpo, sendo o figurino do quinto filme feito de suede, composto juntamente a um corselet de couro por cima, dando a impressão de uma guerreira em combate, já que nesse momento existe uma grande guerra no mundo pela sobrevivência humana. 

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 

No desenvolvimento desse trabalho, destacamos alguns pontos importantes a serem desenvolvidos como a importância do figurino e dos materiais têxteis para um personagem de um filme de ficção científica, e como seu figurino muda de acordo com o cenário, mudando assim o tipo de material usado. 

Tivemos como exemplo a franquia de filmes Resident Evil, abordando o figurino usado pela sua protagonista em cinco dos filmes, mostrando como suas roupas mudam de filme para filme de acordo com o cenário que se passa, dando fundamento a idéias e conceitos apresentados, ajudando assim a construir o caráter e a personalidade de um personagem fictício, trazendo-a para a realidade cinematográfica. 



REFERÊNCIAS 

CALEGARI, Eliana Paula; OLIVEIRA, Branca Freitas de. Um estudo focado na relação entre design e materiais. Projética, Londrina, v. 1, n. 4, p.49-64, jan. 2013. 
DEMARTINI, Felipe. Perfil: Alice. 2012. Disponível em: <http://residentevilsac.com.br/artigos-re/perfil-alice/>. Acesso em: 20 maio 2017. 
MARAFON, Renato. Conheça 15 curiosidades sobre a franquia ‘Resident Evil’. 2016. Disponível em: <http://cinepop.com.br/voce-sabia-resident-evil-seria-estrelado-por-sarah-michelle-gellar-e-david-boreanaz-100770>. Acesso em: 17 maio 2017. 
MARQUES, Angela Aronne; FONTOURA, Carolina da Costa. O Cinema como difusor de tendências de moda no âmbito dos figurinos dos filmes de ficção no futuro. Global Manager, Caxias do Sul, v. 7, n. 13, p.13-18, dez. 2007. 
WIKIPÉDIA. Resident Evil. 2017. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Resident_Evil>. Acesso em: 20 maio 2017.

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